O Instituto Fazendo Acontecer é uma entidade privada sem fins lucrativos e começou a ser moldado em 2009, a partir de diversas experiências práticas de ensino de empreendedorismo vivenciadas pela equipe do prof. Dr. José Dornelas – um dos principais especialistas brasileiros em empreendedorismo –, voltadas ao público jovem de comunidades menos assistidas do norte do País.

Após os resultados positivos decorrentes desse desafio inicial, houve a ideia de se criar um programa de empreendedorismo voltado às escolas de ensino médio.

Assim, surgia a disciplina eletiva Fazendo Acontecer, que foi então aplicada em dezenas de escolas de ensino médio integral ligadas à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A partir de 2016, com a criação do Instituto Fazendo Acontecer, o enfoque deixa de ser exclusivamente a oferta de disciplinas curriculares e passa a ter novos formatos, ainda mais lúdicos e dinâmicos, aplicados através de diversas oficinas que visam proporcionar a vivência prática de um conjunto de comportamentos que estimulem o empreendedorismo em crianças e adolescentes.

Nos ensina que não é preciso muito para podermos realizar nossos sonhos. Por mais que visivelmente eles sejam impossíveis, podemos realizar, mesmo que demore muito tempo…

Pedro Carvalho, 14 anos