CONCEITO

As oficinas do Instituto Fazendo Acontecer são uma proposta inovadora em nível mundial voltadas a crianças e adolescentes. Após participarem das oficinas, espera-se que eles passem a vislumbrar o empreendedorismo como um conjunto de competências que serão úteis para o seu desenvolvimento pessoal, preparando-os para os desafios de suas futuras experiências profissionais.

Paralelo ao ensino de empreendedorismo, as oficinas enfatizam a importância da sustentabilidade e da produção consciente. As atividades exigem o uso de materiais recicláveis e a criação de soluções inteligentes que permitam o desenvolvimento econômico, sem comprometer os recursos ambientais.

METODOLOGIA

A metodologia desenvolvida apresenta ferramentas inovadoras, ludismo e muita prática, tudo adequado às crianças e adolescentes, preparando-os para os desafios do mundo em constantes transformações. As oficinas permitem que as crianças e adolescentes entendam o empreendedorismo como um conjunto de características comportamentais, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas, auxiliando-os na busca do próprio protagonismo de seu futuro profissional.

As premissas teóricas e conceituais que inspiraram as oficinas baseiam-se em um estudo apresentado no World Economic Forum de 2009, que apresentou doze temas que os jovens deveriam saber ao concluir o ensino médio.

12 TEMAS QUE OS JOVENS DEVEM CONHECER AO CONCLUIR O ENSINO MÉDIO.*

A importância da saúde física e mental. O aproveitamento dos negócios e o reconhecimento de oportunidades. O valor de uma unidade (a economia da unidade). As leis da oferta e demanda.
Não competir. Criar vantagem competitiva. Criação de riqueza. Marketing: colocando-se no lugar do consumidor. Liderança e “devoluções”.
Demonstrativos Financeiros (ROI e Ponto de Equilíbrio). O básico de vendas. Como escrever um plano de negócios. A regra dos 72.

* Educating the next wave of entrepreneurs – World Economic Forum, April 2009.

A equipe responsável pela criação das oficinas pesquisou o que havia de mais inovador e criativo em nível mundial para então conceber a proposta inicial de um programa de empreendedorismo, tendo como base esses doze temas e ainda que as atividades priorizassem a diversão e o ludismo, sem carecer de rigor teórico.

HISTÓRICO E
PERSPECTIVAS

As oficinas começaram a ser moldadas em 2009 a partir de diversas experiências práticas de ensino de empreendedorismo vivenciadas pela equipe do prof. Dr. José Dornelas – um dos principais especialistas brasileiros em empreendedorismo –, voltadas ao público jovem de comunidades menos assistidas do norte do País.

Após os resultados positivos decorrentes desse desafio inicial, houve a ideia de se criar um programa de empreendedorismo voltado às escolas de ensino médio. Assim, surgia a disciplina eletiva Fazendo Acontecer, que foi então aplicada em dezenas de escolas de ensino médio integral ligadas à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Ao longo dos seis primeiros anos, a aplicação das oficinas ocorreu no formato de disciplina eletiva, atrelada ao currículo escolar do ensino médio. A partir de 2016, com a criação do Instituto Fazendo Acontecer, o programa e as oficinas passam a ter novos formatos, além do aplicado até então. Esses formatos focam no ludismo e jogos aplicados através de oficinas ainda mais dinâmicas, proporcionando a vivência prática de um conjunto de comportamentos que estimulam o empreendedorismo junto às crianças e aos adolescentes.

RESULTADOS

Jovens conscientes de seu papel no mundo e de sua capacidade de atuar de maneira empreendedora em quaisquer que sejam suas atividades profissionais.

Participantes capacitados a analisar os conceitos de negócios sustentáveis e sua importância para o mundo atual.

BENEFÍCIOS

  • Estimula a interação e o trabalho em equipe.
  • Desenvolve habilidades empreendedoras, tais como: autonomia, iniciativa, criatividade, liderança, comprometimento, assumir riscos, e pensar o futuro (visão).
  • Prepara os jovens para empreender em suas profissões, seja como funcionário ou com o próprio negócio.
  • Auxilia na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
  • Complementa o conteúdo de diversas disciplinas do ensino formal.
  • Estimula o hábito do planejamento, da administração financeira e da busca de objetivos e metas.

ENTRE EM CONTATO